sábado, 15 de dezembro de 2012

Os preços nas lojas físicas e virtuais.

O comércio na internet (e-commerce):
O e-commerce consiste nas transações comerciais que são realizadas através da internet, onde o consumidor (seja pessoa física ou jurídica) dirige-se até um site (loja virtual) onde procura os produtos/serviços que deseja adquirir, escolhe quantidade, tamanho, cor e demais características do produto, adiciona ao “carrinho de compras”, finaliza a compra e faz o pagamento através de cartões de crédito, débito, boleto bancário, entre outros, depois da confirmação do pagamento a empresa despacha a mercadoria e em alguns dias o consumidor recebe a encomenda no endereço informado no momento da transação.

Qual a vantagem de comprar um produto numa loja virtual e não em uma loja física?
As principais vantagens de comprar em uma loja virtual são: comodidade, possibilidade de encontrar produtos específicos, fácil comparação de preços, e principalmente preços mais baixos em relação aos praticados pelas lojas físicas, pois as estruturas são diferentes e as lojas virtuais tem um custo operacional bem menor, porém até que ponto essa diferença de preços é real?
Pensando nisso elaborei este artigo com o objetivo de analisar a diferença de preço de alguns produtos, a seguir explico como essa análise foi feita.

Conhecendo o Reclame Aqui:
O Portal Reclame Aqui é um site brasileiro que tem como objetivo solucionar problemas entre empresas e consumidores de forma rápida e prática, o cliente cadastra a sua reclamação e a empresa busca juntamente com o cliente solucionar o problema, e por experiência própria posso garantir que essa é uma das melhores ferramentas disponíveis atualmente para a proteção do cliente.

Escolhendo as empresas a serem analisadas:
Dentre as infinitas lojas virtuais disponíveis atualmente foram selecionadas as doze mais conhecidas, apurei então a nota média de cada uma destas lojas (formada pelos quesitos “Nota do consumidor” e “Voltaria a fazer negócio”, referentes ao período de 01/12/2011 à 30/11/2012 que equivale aos últimos 12 meses) de acordo com o site Reclame Aqui.  Quanto às lojas físicas, foram escolhidas todas que estão presentes no município e que fazem parte de alguma rede estadual (Loja Radioluz, Loja Cliper, Loja Quero-Quero, Loja Obino e Loja CR Diementz).


Os produtos analisados:
Para ser feita uma comparação fiel dos preços, foram escolhidas quatro categorias de produtos que apresentam uma fácil comparação entre todas as lojas (pelos produtos apresentarem modelo específico):
Celular: Preços analisados em todas lojas físicas, foram realizadas 6 análises por loja, os 3 produtos mais caros e os 3 mais baratos.
Televisor: Preços analisados apenas nas lojas Radioluz e Cliper, as demais não detalharam o modelo dos produtos, oferecendo apenas características dos mesmos.
Câmera digital: Preços analisados apenas nas lojas Quero-Quero, Obino e CR Diementz, as demais não disponibilizaram o produto no encarte.
Tablet: Preços analisados somente na loja Quero-Quero que era a única a possuir o produto no encarte.


Os Resultados:
Depois de analisar o preço de 33 produtos constatou-se que realmente as lojas virtuais tem uma grande vantagem sobre as lojas físicas no quesito preço, já que os celulares custam em média 13,02%, os aparelhos de televisão 17,28%, as câmeras digitais 19,14% e os tablets 12% a menos nas lojas virtuais com relação as lojas físicas. As variações de preço detalhadas você confere na apresentação de slides abaixo:


*Artigo resumido disponível em: http://migre.me/cnVL6
*Slides disponíveis para download em: http://migre.me/cnVNN



Um comentário:

  1. Muito interessante, ainda mais para mim que estou começando a fazer Adm. É muito bom saber isto!

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