O comércio na internet
(e-commerce):
O e-commerce
consiste nas transações comerciais que são realizadas através da internet, onde
o consumidor (seja pessoa física ou jurídica) dirige-se até um site (loja
virtual) onde procura os produtos/serviços que deseja adquirir, escolhe
quantidade, tamanho, cor e demais características do produto, adiciona ao
“carrinho de compras”, finaliza a compra e faz o pagamento através de cartões
de crédito, débito, boleto bancário, entre outros, depois da confirmação do
pagamento a empresa despacha a mercadoria e em alguns dias o consumidor recebe
a encomenda no endereço informado no momento da transação.
Qual a vantagem de
comprar um produto numa loja virtual e não em uma loja física?
As principais
vantagens de comprar em uma loja virtual são: comodidade, possibilidade de
encontrar produtos específicos, fácil comparação de preços, e principalmente
preços mais baixos em relação aos praticados pelas lojas físicas, pois as
estruturas são diferentes e as lojas virtuais tem um custo operacional bem
menor, porém até que ponto essa diferença de preços é real?
Pensando
nisso elaborei este artigo com o objetivo de analisar a diferença de preço de
alguns produtos, a seguir explico como essa análise foi feita.
O Portal Reclame Aqui é um site brasileiro que tem como objetivo
solucionar problemas entre empresas e consumidores de forma rápida e prática, o
cliente cadastra a sua reclamação e a empresa busca juntamente com o cliente
solucionar o problema, e por experiência própria posso garantir que essa é uma
das melhores ferramentas disponíveis atualmente para a proteção do cliente.
Escolhendo as empresas a serem analisadas:
Dentre as infinitas lojas virtuais disponíveis atualmente foram selecionadas as doze mais conhecidas, apurei então a nota média de cada uma destas lojas (formada pelos quesitos “Nota do consumidor” e “Voltaria a fazer negócio”, referentes ao período de 01/12/2011 à 30/11/2012 que equivale aos últimos 12 meses) de acordo com o site Reclame Aqui. Quanto às lojas físicas, foram escolhidas todas que estão presentes no município e que fazem parte de alguma rede estadual (Loja Radioluz, Loja Cliper, Loja Quero-Quero, Loja Obino e Loja CR Diementz).
Os produtos analisados:
Para ser
feita uma comparação fiel dos preços, foram escolhidas quatro categorias de
produtos que apresentam uma fácil comparação entre todas as lojas (pelos
produtos apresentarem modelo específico):
Celular: Preços analisados em todas lojas
físicas, foram realizadas 6 análises por loja, os 3 produtos mais caros e os 3
mais baratos.
Televisor: Preços analisados apenas nas lojas
Radioluz e Cliper, as demais não detalharam o modelo dos produtos, oferecendo
apenas características dos mesmos.
Câmera digital: Preços analisados apenas nas lojas
Quero-Quero, Obino e CR Diementz, as demais não disponibilizaram o produto no
encarte.
Tablet: Preços analisados somente na loja
Quero-Quero que era a única a possuir o produto no encarte.
Os Resultados:
Depois de
analisar o preço de 33 produtos constatou-se que realmente as lojas virtuais
tem uma grande vantagem sobre as lojas físicas no quesito preço, já que os
celulares custam em média 13,02%, os aparelhos de televisão 17,28%, as câmeras
digitais 19,14% e os tablets 12% a menos nas lojas virtuais com relação as
lojas físicas. As variações de preço detalhadas você confere na apresentação de slides abaixo:
*Artigo resumido disponível em: http://migre.me/cnVL6
*Slides disponíveis para download em: http://migre.me/cnVNN
Muito interessante, ainda mais para mim que estou começando a fazer Adm. É muito bom saber isto!
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