domingo, 26 de agosto de 2012

Meu primeiro artigo publicado no jornal dá origem ao meu primeiro post.

       Antes do artigo propriamente dito queria fazer alguns agradecimentos aos meus pais pelo apoio, ao jornalista Faustino Munhoz pelo espaço cedido e a Mestre Carolina Turcato pela orientação durante a elaboração deste artigo, muito obrigado pessoal! E para finalizar só posso dizer que a emoção de ver meu nome publicado num jornal pela primeira vez foi gigantesca. (Artigo digitalizado.)



A realidade do Empreendedorismo em Santa Vitória do Palmar
Por André Terra de Carvalho.

       Segundo estudos do SEBRAE (outubro de 2011), 26,9% das empresas abertas no Brasil fecham antes de completar dois anos de atividade, e em Santa Vitória do Palmar não poderia ser diferente. Os empresários buscam uma justificativa para este problema, mas raramente a encontram e é provável que a causa desse fracasso seja que ainda no período de idealização a empresa não foi bem planejada. Outras hipóteses são identificadas através da não realização dos passos a seguir apresentados:
  • Escolha de um bom ponto comercial através da análise da possível localização do futuro empreendimento (buscando mapear a concorrência);
  • Elaboração de uma pesquisa de mercado, visando entender o que o consumidor local quer e de que forma ele deseja ter (variedade de produtos, preços baixos, promoções, etc.);
  • E Principalmente o reconhecimento das capacidades administrativas do empresário, lembrando que em alguns casos é mais sensato contratar um profissional experiente.
     Convém também lembrar que em qualquer cidade que se escolha abrir um empreendimento, o empresário encontrará os mais variados desafios, então cabe a ele estudar muito bem as ações que tomará e definir estratégias de atuação, visando minimizar riscos e obter sucesso.
       O artigo acima é o passo inicial de um estudo sobre o empreendedorismo em Santa Vitória do Palmar que objetiva mapear o desenvolvimento das atividades comerciais no município, criando assim uma ferramenta de apoio aos empreendedores que poderão basear suas decisões estratégicas em um estudo local.

2 comentários:

  1. Parabéns, André! Que sigas assim cheio de idéias e de dedicação com teu trabalho! Sinto que em breve terá novo post, com novo artigo :)

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Carol, tenho a mesma sensação. :D

    ResponderExcluir

Dê sua opinião, fico extremamente grato com sua contribuição!